Tô sonhando alto até com o preço dos carros atualmente e como ainda moro de aluguel, mas acho sempre legal ver as sugestões que a comunidade dá! Orçamento: até R$20 mil.

  • AdemirA
    link
    fedilink
    arrow-up
    8
    ·
    10 months ago

    Iria num Corsinha nesse preço, Corsa não dá dor d cabeça.

  • rubemM
    link
    fedilink
    arrow-up
    7
    ·
    10 months ago

    Os hatch populares mais vendidos via de regra tem peças mais baratas (Por ter mais opções de marcas) e qualquer mecânico resolve tudo.

    Nessa faixa de preço terá Gol, Uno, Palio, Corsa (Classic ou não), Celta, Onix (Dos primeiros anos cabe nisso) Ka, Fiesta (Eu mesmo não compro ford nem a pau, mas não tem manutenção tão cara), Clio.

    Fox tem seus probleminhas no motor na geração que tem preço abaixo de 20 mil mas nada muito grave. 206 tem mais problemas que dependem do uso prévio, se foi fuçado por mechânico vai ter elétrica zoada mas se chicotes parecem inteiros visualmente, deve ter passado com pouca fuçada e vai estar ok.

    Corolla, Civic, Fit, quando estão nessa faixa de preço são BEM mais velhos e são modelos com peças mais caras (O preço do carro 0km é a soma do preço das peças), eventualmente são peças que duram muito MAS pode dar azar de pegar exemplar que tá precisando trocar só coisa cara, aí as vezes compra pro 18k mas no primeiro ano gasta 6k em peças porque deu azar de só ter coisa cara pra mexer. São peças que não vão repetir o problema antes de 2030 mas detona orçamento, e se vai vender em poucos anos, é o futuro dono quem vai economizar. Se quer ficar com ele por 10 anos, e tem orçamento maior pro ano, talvez 3-4k por ano, dá pra pegar um mais velho deles, mas é bom lembrar que vai gastar BEM mais que gastaria com um hatch leve e popular rodando o mesmo por ano.

    Sedans, SW e os mini-SUV em geral é mais pesado aí bebe mais. Siena, Ecosport, Prisma, Parati, em geral acabam com consumo maior pelo peso, o peso maior desgasta mais suspensão, então se não precisa o espaço extra todo dia, não tem porque levar pra passear 200-300kg a mais de lata (Comparando hatch com sedan ou sw).

    Hatch mais caros como Polo, Golf, Agile, nessa faixa de preço vai ter coisa meio detonada e gasta muito pra deixar em dia, no caso de Golf e Polo tem umas peças caras, umas baratas, mas as vezes só teve uso prévio na mão de pirralho (Especialmente Golf), aí tem mil coisas fuçadas ou negligenciadas, ao longo dos anos gasta mais que Civic ou Corolla em manutenção.

    Hach popular tem cada um seus pequenos probleminhas, mas por ter peça barata e mecânica conhecida até por padeiro, tem reparo fácil e rápido, tem desde peça barata e fajuta até original e caríssima em todo lugar, pra quem não tem intimidade com mecânica é o melhor começo, nessa faixa de preço acha muita coisa com 13 anos de uso, nem sempre com km alto, quanto mais novo e menos rodado geralmente menos manutenção gera no ano, o resto se for exemplar normal dependerá do uso, e fazendo os mesmos usos um hatch leve TENDE a gerar menos problemas em suspensão, motor e elétrica que um sedan, sw ou algum modelo mais completo e chique (Conforme envelhece, quanto mais acessórios mais coisa tem pra arrumar, carro quase sem acessórios tem pouca coisa pra dar problemas, não existe isso de não ter problemas, mesmo pagando uma fortuna em Corolla 2008 vai ter um MONTE de coisinhas dando probleminhas ao longo de 2-3 anos, pessoal opta por isso pelo conforto que tem, não por ter baixa manutenção, se o foco é baixa manutenção tem que ficar longe de modelos chiques, de preço alto quando 0km, e de modelos de peças raras tipo os que venderam pouco (Importados, Citroen nacional, Peugeot além do 206 comum).

    Evitando resto de rico e franceses dificilmente terá coisa cara pra reparo. As vezes o consumo de gasolina não é ótimo, mas se fizer a conta anual, um valor mais baixo com IPVA mais baixo compensa isso com folga, pra uso meio pequeno o consumo de combustível não é um fator fundamental, não adianta economizar R$ 500 em combustível se vai ter IPVA R$ 600 mais caro e peças 30-50% mais caras.