Alou, braslemmers! Acabei de pegar um trampo muito bom e me mudar para uma cidadezinha no interior (8000hab), então aproveitei esse desconto do governo pra comprar financiar meu primeiro carro, depois de anos de biketivismo, car-shaming e anarquismo cosmopolita metropolitano.

Queria muito um carro elétrico, mas minha nova cidade é tradicionalmente um lugar com enchentes que bloqueiam as muitas estradas de terra, então achei que poderia ser ingênuo e tolo pagar R$140000+ por um Kwid que amassa feito uma latinha de refrigerante e cuja bateria entraria em curto-circuito na primeira enchente.

Aí passei a me convencer, provavelmente falsamente, de que abastecer meu novo carro movido a combustão com etanol seria uma alternativa menos horrível ao materializar meus privilégios energéticos sobre a biosfera. Será mesmo? Alguém aqui tem carro e abastece com etanol? Sei que financeiramente não vale a pena, mas parece tão mais razoável abastecer com algo que está em um sistema cíclico em vez de uma mineração undirecional. Ainda assim, essas monoculturas parecem esgotar o solo e ter impactos ambientais horrendos. Será que precisa ser assim?

Vamos trocar uma ideia sobre o impacto ambiental dos nossos meios de transporte!

  • fuckyou_m8@lemmy.fmhy.ml
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    1 year ago

    Pra quem ainda não sabe, utilizar o etanol em si não causa emissão de gás carbônico, isso por que todo o CO2 emitido pelo escapamento foi adquirido pela planta ao crescer, por isso é um sistema renovável, o que emite CO2 é todo o processo de industrialização desse etanol, como por exemplo o maquinário Agricola a produção do álcool a partir da planta, o transporte até os postos. Por isso mesmo utilizando um veiculo elétrico abastecido por uma hidro-elétrica, ainda assim há emissão de CO2 no processo, claro que isso varia de caso a caso e no último exemplo presumo que seja uma emissão muito menor que no primeiro.

    Penso que o maior problema do etanol realmente é o próprio processo de plantação em monocultura e isso não é algo que aparentemente tenha solução. Imagine se o mundo todo usasse o etanol, qual seria a quantidade de solo arável/floresta que seria perdido para a plantação da cana? mas claro que a fabricação das baterias de carros elétricos também é muito problemática em questão ambiental.

    Pra mim a primeira solução é transporte público+micro mobilidade, mas isso óbvio é muito mais fácil de ser implementado em grandes cidades(fora da América anglo-saxônica por que ali não tem mais jeito).

    Agora sobre carros, PENSO que talvez a melhor solução seja veículos híbridos(eletrico+biocombustivel) com abastecimento em casa/trabalho. Por que não faz muito sentido colocar uma bateria imensa num carro sendo que geralmente rodamos poucos quilômetros, com isso estamos consumindo uma quantidade grande de litio para ter parado sem uso. Um carro com uma bateria para 30/50 km numa carga seria uma fração de um tesla por exemplo e nas raras ocasiões que fosse necessário mais autonomia utilizaríamos o biocombustível