2023 passou voando. 2026 é logo ali na esquina e a esquerda não tem nenhum nome forte o suficiente para concorrer além do Lula. Então, será que a esquerda deveria ir de Lula mais uma vez? Ou deveria escolher outro candidato? E se a esquerda for escolher outro candidato, quem deveria ser? Haddad? Boulos? Flavio Dino? Ciro Gomes? Léo Péricles? Gleisi Hoffmann? Silvio Almeida? Janja? Algum outro?
A falta de um nome forte para 2026 é um dos senão o problema mais urgente da esquerda, mas eu não vejo a muita gente se preocupando muito com isso. A direita, por outro lado, tem candidatos fortes, como o turista e o Chico Bento.
Então, na sua opinião, quem deveria ser o candidato da esquerda para 2026?
É uma ótima pergunta. Eu diria Boulos, mas não acho que o PSOL tenha força política pra engatar um presidente. Além de que eu não gosto muito da abordagem do PSOL para alguns temas.
Talvez uma alternativa seja o Haddad, se ele conseguir se consolidar melhor no Min. da Economia. Ele vai sofrer menos resistência da direita moderada e, consequentemente, enfraquecer qualquer radical de direita.
Meu medo é acontecer 2018 de novo e elegermos um novo Bolsonaro, só que mais competente (no sentido de se manter no cargo e não criar uma rejeição tão elevada).
Infelizmente acho que em 2026 ainda teremos muitas sequelas da radicalização à direita, então não acho que será adequado investir em um candidato muito à esquerda.
Meu medo é acontecer 2018 de novo e elegermos um novo Bolsonaro, só que mais competente
Sim, Acho que a competencia que me assusta é ser um cara com inteligencia pra passar boiada. Bolsonaro é um burro, se entra um cara competente ele vende o Brasil junto com o Centrão em 4 anos.
Flávio Dino teria meu voto numa boa.
O meu tb. Mas toda hora que lembro da porra desse congresso eu perco a esperança.
No final o tio João Carvalho tá certo.
Quando acaba, ele vai pro STF. Bom, talvez ele consiga fazer mais lá do que sendo presidente.
Pelo jeito vai ser isso mesmo.
não dá pra definir de forma clara a eleição de 2026 agora de forma clara. a definição vai vir das prefeituras e situação economica em 2025. mesmo uma definição antecipada eleitoral foi um fenômeno só de 2022. na nossa história a única coisa mais clara é a tendencia a reeleição.
salvo algum impedimento, lula é o candidato natural para 2026, e não vejo sentido em tentar pensar em outro nome dentro do PT. se for surgir outro nome, eu diria que Camilo ou Haddad seriam os nomes mais naturais. Haddad, se a economia der mto certo, Camilo, caso contrário.
a direita em si tmb não está organizada nem tem nome claro. os nomes que tão surgindo são só para capitanear uma tentativa de eleger mais gente no legislativo mas não são representantes de uma proposta nacional para o executivo. também são tendencias para a tomada do legislativo.
se vc for pensar esquerda como um todo… nenhum desses nomes seriam adequado. o melhor seria um nome orgânico e popular para fazer enfrentamento a burocracia institucional de direita instaurada. lula ainda representa algo próximo disso, mas não o PT. nenhum outro grande partido de esquerda tem esse grau de organização… e para 2026, seria mais interessante fazer uma disputa pelo legislativo em si.
eu tenho apostado em leo péricles, mas como um incentivador de massas, nem em si como aposta de organização partidária ideal. o PCB seria outro bom nome, se não fosse toda a disputa interna e estagnação.
mas, pela mor de deus, não venha me falar de ciro. se tudo der certo, vai aquietar o facho e tentar governo estadual, perder, e sair da vida política.
dos outros nomes ali citados… flavio dino vejo mesmo indo pro STF. gleisi mantendo como deputada. silvio almeida indo pro legislativo em algum momento. janja tb vejo indo pro legislativo.
Pois é! A gente se concentra muito na imagem do presidente, mas o legislativo é muito mais importante. Um executivo de esquerda, com um legislativo majoritariamente de direita leva a um fracasso político.
Talvez seja mais interessante se preocupar com o legislativo em nossa situação atual.
Para o bem ou para o mal vai ser o Lula, não tem nem o que discutir
Mas logo o barbudinho vai de base, e aí?
E ai talvez o PT como força aglutinadora da esquerda acaba
Ciro com Boulos de vice
Com a devida vênia, não acho Ciro Gomes um candidato viável pra absolutamente nada mais depois dessa última eleição.