Para quem ainda não conhece, PieFed é uma alternativa ao Lemmy com algumas melhorias e uma paridade maior com Reddit em algumas coisas, entretanto ainda não há instância brasileira no PieFed, a instância principal piefed.social anda caindo bastante por causa de um fluxo muito grande de pessoas do lemm.ee (recentemente fechado) interessado em migrar para o PieFed.

Da para visualizar e interagir com comunidades do Lemmy direto de lá também, além de migrar comunidades de cá para lá.

Se você quer usar app mobile, Voyager funciona mas não totalmente (criar conta tem de ser na própria instância no navegador) pois ainda está em progresso de adicionar suporte para o PieFed, mas também tem Interstellar.

Além deles os desenvolvedores do Photon, Blorp e Mlem já disseram que irão adicionar suporte para o PieFed em breve possivelmente todos entre 1-5 meses.

  • Daemon Silverstein@calckey.world
    link
    fedilink
    arrow-up
    1
    ·
    2 months ago

    @osvaldo@lemmy.eco.br

    Eu até tinha pensado em criar uma conta no PieFed para testar (já testei várias plataformas ao longo do meu nomadismo pelo fediverso), mas acabei por decidir por outra plataforma que eu desconhecia, o Calckey/Sharkey, de forma a substituir o Friendica (que tem sido extremamente instável).

    Uma coisa que, se não me falha a memória, existia/existe no Reddit, é a existência de um feed pessoal (ao estilo blogging/microblogging). O Lemmy não tem isso, as conversações orbitam em torno de comunidades e fios. No Lemmy, uma pessoa até pode criar uma espécie de “comunidade pessoal” onde poderá postar o próprio conteúdo, mas acaba sendo paradoxal (comunidade = coletivo, feed pessoal = individual).

    Uma das coisas que me levou a dar uma olhada no PieFed foi quando ouvi dizer que o PieFed teria um feed pessoal, mas não havia isso em nenhuma das instâncias que visitei. O perfil de usuário é exibido como no Lemmy: um histórico de comentários e fios, sem um feed como em outras plataformas (Mastodon, Sharkey, Friendica, etc).

    Feed pessoal é interessante, embora soe muitas vezes como o Old man yells to the cloud. É como um diário, mas aberto a quem quiser ler, aberto a quem quiser participar daquele diário.

    Dito isso, é sempre interessante que existam cada vez mais alternativas dentro do Fediverso, tanto de plataformas, quanto de instâncias. O mais legal é que essas plataformas geralmente conseguem conversar entre si, como o Calckey está fazendo nesse momento junto ao Lemmy.