To em duvida sobre a DE que escolhi e queria testar outras, mais particularmente estou pensando em sair do gnome para o cinamon.

Como posso fazer isso de maneira segura, sem estragar tudo?

  • hydrocat
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    9
    arrow-down
    1
    ·
    1 year ago

    Se eu entendi bem a sua pergunta, Não é tão simples quanto o lvxferre@lemmy.ml diz. Ele está certo em dizer que as DE/WM são programas como qualquer outro, mas tem uma nuancia aí. Quando você instala o Ubuntu com o Gnome, o pessoal da canonical coloca mais coisas além do gnome normal. Quando você instala o Ubuntu com cinnamon, há configurações que a canonical faz para que as coisas sejam consistentes. Um último exemplo, a comunidade do Manjaro disponibiliza versões com DE diferentes e a sacada é que elas já vêm configuradas também. Se você instalar o Ubuntu padrão e depois instalar outra DE/WM, por exemplo, o awesome, vai perceber que algumas coisas estarão faltando. Indicador de bateria, calendário ao clicar na hora, talvez não tenha print-screen e coisas assim. Claro, não é nada de outro mundo, mas a experiência é mais mundana/simples se você apenas instalar a outra DE comparado com o que a distro oferece.

    Ainda sim, recomendo apenas instalar e e ver como é

    • Lvxferre@lemmy.ml
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      1
      ·
      1 year ago

      Você está 100% certo quando diz que os distribuidores colocam configurações no ambiente de trabalho padrão, que não colocariam em outros ambientes. Só que até mesmo essas configurações podem ser adicionadas, removidas, modificadas.

      Tipo. Instalou o Ubuntu com GNOME, daí decidiu “não gosto, quero o Cinnamon”? Se só instalar os programas básicos do Cinnamon, talvez diga “faltou coisa”, concordo contigo. Mas daí instala um metapacote qualquer do Ubuntu Cinnamon por cima, problema resolvido. E geralmente é assim pos ambientes mais populares.

      Quanto ao awesome, acho que os usuários dele não são muito fãs de configuração-padrão, então acaba não importando muito. Mas posso estar bem errado.