Uma das paradas que mais me preocupa em #Linux é ter uma galera cabeçuda demais, às vezes, tentando explicar coisas que não são muito óbvias pra um usuário médio (ou levemente acima da média) de computador. Por isso também eu quis escrever esse tutorial. Passei umas 2hrs tentando achar um lugar na internet que indicasse um caminho de maneira suscinta, direta, sem pular passos demais, sem deixar nada muito implícito. Consegui achar um vídeo que facilitou as coisas, mas escrevi esse passo a passo pra ser mais um suporte a quem se deparar com o mesmo problema que eu

@linux #gaming #retrogaming #8bitdo #joystick

https://generica.bearblog.dev/8bitdo-ultimate-controller-nao-funciona-no-linux-tutorial/

  • joeljuca
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    8 months ago

    “Documentar o Linux” não é um problema trivial pq, como vc deve saber, ainda que Linux seja apenas um kernel de SO, a comunidade usa o termo para englobar uma família quase que infinita de sistemas operacionais baseados em Linux e ferramentas GNU.

    Muitos desses SOs têm forte diferenças fundamentais, aplicam-se para cenários, dispositivos e situações distintas – e documentar cada um separadamente não é algo trivial. São muitos projetos, alguns compartilhando muitas coisas além do kernel Linux em si, como ferramentas GNU úteis a múltiplos tipos de SOs, DEs, drivers (alguns livres, outros proprietários), etc., etc.

    Dito isso, você talvez se interesse por projetos como o FreeBSD, um projeto UNIX da família BSD que tem uma forte cultura de evoluir o software junto com sua documentação. O próprio macOS (SO da Apple para seus computadores de luxo) herdou sua “base” no FreeBSD. Eu aprendi muito de UNIX em si estudando pela documentação do FreeBSD – ao invés de navegar pelas várias documentações de SOs e/ou distros Linux.