O modelo de fórum, de seguir uma comunidade e não uma pessoa ou empresa já tá tão “impregnado” na minha cabeça que outras redes como o mastodon já não fazem mais sentido pra mim.

Quando criei minha conta lá, a primeira coisa que ele me pediu foi: seguir uma pessoa pra acompanhar seu conteúdo, me perdi completamente nessa parte.

Nunca fiquei tão preso em alguma coisa dês de quando tentei passar da fase do castelo do Bowser no super Mario world quando eu tinha uns 8 anos.

HueHue, acho que vou ficar só no lemmy mais um pouquinho.

  • fulano
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    5
    ·
    11 months ago

    Ainda digo mais: Esse modelo do twitter de ser limitado em caracteres leva as pessoas a brigarem, se desentenderem, dividirem e odiarem. Isso porque simplesmente não dá pra tratar assuntos complexos em poucas palavras, e se acaba falando frases rasas e abertas, muitas vezes faltando contexto, o que dá muita margem pra interpretações distorcidas.

    Mas se bobear, isso é o que gera o tão falado engajamento…

    • BaalInvokerA
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      4
      ·
      edit-2
      11 months ago

      Concordo totalmente com você! Provavelmente é isso que gera engajamento mesmo, porque gera a cultura da “lacração”.

      As pessoas aprenderam que precisam lacrar para ganhar o reforço positivo dos feedbacks (retuítes, comentários, engajamento, etc). Daí quanto mais “lacração” melhor. O problema que isso gera é que as pessoas generalizam esse comportamento para o cotidiano, não havendo mais debates profundos e havendo um esforço gigante para fazer “lacrações”, de forma que quanto mais humilhante para a pessoa com quem você está discutindo, mais fácil vai ser para você conseguir postar no Twitter e receber engajamento.