Na passada segunda-feira, foi emitido o último episódio da série documental “A Conspiração” que, desde o 25 de abril deste ano, tem vindo a explorar em enormíssimo detalhe todo o processo conspirativo que levou à revolução e ao derrube do Estado Novo.
Realizada pelo conceituado António-Pedro Vasconcelos, a série alcança uma profundidade nunca antes vista (pelo menos por mim) através de entrevistas com os militares que protagonizaram este processo, alguns infelizmente entretanto já falecidos, que representam a quase todo o tempo de emissão. Isto é, à parte o ocasional interlúdio por parte do narrador, os eventos são contados, em primeira mão, pelos envolvidos. Para complementar a componente auditiva, a série serve-se de fotos e vídeos originais da época, alguns, tanto quanto sei, inéditos. As entrevistas estão muito bem filmadas e a edição cria um fio condutor claro e muito cativante.
Recomendo vivamente a todos e todas que assistam à série, que me deu a conhecer muito sobre este grande evento do século XX em Portugal e no mundo, e que muitas vezes é apenas reduzido ao dia D, ficando por contar tudo o que lhe antecedeu.
É mais uma das excelentes séries da RTP dos últimos anos, e uma que definitivamente gostaria de arquivar, mas infelizmente o recente DRM torna isso difícil.
que muitas vezes é apenas reduzido ao dia D
Valido lembrar que o dia D não foi nem tão determinante para a segunda guerra. Tem-se essa percepção graças a propaganda yankee.
Certo, mas eu aqui usei “dia D” para me referir ao 25 de abril, não ao desembarque na Normandia mesmo :)