- cross-posted to:
- brasil@lemmit.online
- cross-posted to:
- brasil@lemmit.online
Concordo que a menina cometeu um crime e deva ser responsabilizada pelo crime que cometeu, entretanto acho um absurdo que uma faculdade assuma esse papel e a puna.
Primeiro porque isso é papel da justiça e perante a justiça ela já pagou. Segundo porque esse tipo de atitude perpetua a criminalidade.
Se um ex-detento não consegue trabalho, não consegue estudar, não consegue ter seus direitos civis mesmo após ter cumprido com o que a justiça determinou, como iremos ressocializar essas pessoas?
Essa visão punitivista é segregacionista e criadora de estigmas. Não é papel da sociedade punir, senão acabamos com caça às bruxas novamente.
Temos muito que repensar nosso modelo judiciário e penitenciário. Continuar como está não resolve os problemas e na realidade só faz aumentar o número de criminosos, afinal essas pessoas não conseguem ser reinseridas em sociedade.
O foda é que quando o sistema não funciona a responsabilidade começa a vazar para os lados e gerar gambiarras. Daqui a pouco as gambiarras começam a impedir o sistema de ser corrigido sem causar um efeito em cadeia imprevisivel.
Esse é um ponto bem importante, nesse caso aí parece que o sistema realmente não funcionou muito bem
Concordo com o argumento em geral, mas também acho que uma aula de anatomia com uma homicida pode ser complicada pra quem está ali do lado. Manipulação de bisturi, tesoura, … Dependendo do contexto as pessoas em volta podem ficar tensas e/ou mesmo julgar que ela tomou uma decisão X ou Y sem se importar porque ela não liga pra vida alheia.
A ressocialização é importante, mas também não me parece que todas as portas devam permanecer abertas. Um trabalho de escritório por exemplo, tipo economia, engenharia sei lá o que tudo bem, mas uma profissão onde se busca salvar a vida de outras pessoas, onde a vida dessas pessoas depende do profissional, a minha impressão é que ela passou uma barreira que a desqualifica.
mas uma profissão onde se busca salvar a vida de outras pessoas, onde a vida dessas pessoas depende do profissional, a minha impressão é que ela passou uma barreira que a desqualifica.
Exatamente o que eu penso tbm! Não acho q seja papel da faculdade punir a menina, mas se diversos alunos se sentem mal com a presença dela, justamente nesse tipo de tópico, cabe, sim, a universidade tomar providência. Afinal, ela precisa presar pelos alunos e se uma causa problema em vários, e convenhamos que há um motivo, ela precisa tomar uma decisão. Não cabe a mim dizer se a q ela tomou foi boa ou não, mas creio que na posição dela eu faria a mesma