Tradução:
O Starbucks está enfrentando problemas após um grupo de proteção ao consumidor alegar que a cadeia de café lucrou $900 milhões ao longo de cinco anos com seu sistema injusto de pagamento no aplicativo. A Coalizão de Proteção ao Consumidor de Washington pediu ao procurador-geral do estado que investigasse os sistemas de pagamento com cartão-presente e aplicativo da Starbucks, que supostamente fazem com que os clientes entreguem mais dinheiro à empresa do que o necessário. O grupo afirma que os clientes não conseguem gastar completamente o valor carregado em suas contas pré-pagas da Starbucks.
“O Starbucks manipula sua plataforma de pagamento para incentivar os consumidores a deixar dinheiro não gasto em seus cartões e aplicativos”, disse Chris Carter, gerente de campanha do grupo, em um comunicado.
“Alguns dólares aqui e ali deixados em uma plataforma de pagamento podem não parecer muito, mas se acumula. Nos últimos cinco anos, o Starbucks afirmou quase $900 milhões em dinheiro não gasto em cartões-presente e aplicativos como receita corporativa, impulsionando lucros corporativos e inflando bônus executivos”, acrescentou Carter.
“Os clientes carregaram aproximadamente $15 bilhões em Cartões Starbucks no ano passado, e a empresa depende desses fundos como fonte de capital operacional sem juros. A empresa, portanto, tem um forte incentivo para maximizar os fundos que fluem para a Plataforma de Pagamento, e de fato, procura maximizar esse fluxo usando várias características manipulativas de design digital em seu aplicativo móvel”, observou o grupo em sua reclamação formal.
Enquanto isso, o Starbucks contestou as alegações e afirmou à Fortune que os clientes podem pagar por seus pedidos com o saldo restante em seu aplicativo ou cartão-presente e pagar o valor restante em dinheiro na loja, alcançando assim um saldo zero. O porta-voz do Starbucks, Sam Jefferies, disse à publicação que a empresa “está comprometida em colaborar com o Estado de Washington para garantir que permaneça em conformidade com todas as leis e regulamentações estaduais”.
Me lembra as operadoras de celular aqui no brasil, que no plano pré pago permitem somente que recarreguem certos valores que são maiores que os planos, por exemplo tem planos de R$13,99 e a recarga mínima ser R$15.