Limite no tamanho de uploads

Olá, Capivarinhas!

Como estamos operando por conta própria por enquanto, precisamos ter cuidados com relação a escalabilidade do uso do servidor. E recentemente alguns usuários postaram imagens com tamanho de arquivo demasiadamente grande para o fim dele.
Neste exato momento não houve nenhum impacto significativo, mas era uma brecha que poderia ser utilizada por atores mal intencionados. Infelizmente existe bastante perseguição na internet contra pessoas tentando fazer algo bom para a comunidade e precisamos nos manter precavidos.

Por que apenas 640KB?

A partir de discussões com outros administradores de instância, aprendi que um dos problemas de dimensionamento até agora com o Lemmy é o armazenamento de multimídia. Várias instâncias relatam aumentar seu armazenamento em quantidades significativas diariamente - se crescêssemos no mesmo ritmo, eu começaria a ver o aumento das contas de infraestrutura muito rapidamente (em meses, se não semanas).

É por isso que espero mantê-lo sob controle, limitando o tamanho do upload e pedindo aos usuários que usem provedores externos de hospedagem de imagens o máximo possível por enquanto. Continuarei monitorando nosso crescimento de armazenamento e, se for administrável, começarei a aumentar gradualmente o limite de upload.

640KB foi escolhido especificamente porque DEVE cobrir a maioria das necessidades de qualquer avatar e possivelmente até mesmo banners simples para comunidades. Algumas comunidades gringas com mais recursos utilizam um limite de 100kb para se ter noção.
Estou definitivamente aberto a comentários - informe-me se houver algum caso específico em que você precise desesperadamente de um limite maior!

Como posso postar imagens hospedadas em serviços externos?

Para posts, basta enviar o URL da imagem diretamente (em outras palavras, copie o URL da imagem no campo “URL” do post que você está criando).

Para postagens de texto e comentários, você pode usar a seguinte sintaxe: ![alt text](image url), por exemplo

![nosso logo](https://lemmy.eco.br/pictrs/image/5a0babfc-0f73-4bf7-9df6-9c432e53ed27.webp)

resulta em:

nosso logo

Você pode utilizar serviços de hospedagem como imgur, ou postar a imagem em qualquer lugar como reddit ou twitter (isso! Vamos fazer eles pagarem a conta! haha) e usar a url direta da imagem aqui. Inclusive, utilizando esse método, eu notei que o reddit não exclui as imagens mesmo com o tópico apagado.

  • Cauê
    link
    fedilink
    Português
    35 months ago

    a diferença é o S? haeuhaueh

      • Cauê
        link
        fedilink
        Português
        35 months ago

        Obrigado! :D

        Eu fico encantado com essas paradas, como era o seu acesso na epoca?

        • @Chatotorix
          link
          fedilink
          Português
          25 months ago

          Após meia noite, sempre, e sábado depois das 2, quando a ligação podia demorar o que for e custava só 1 “pulso”, basicamente, o preço de 4 minutos. Barulhinho de máquina de fax, modem externo US Robotics 33600… a “internet” era basicamente um subreddit, e só aquilo. Tinha seção de arquivos pra download, geralmente compactados com ARJ, q era tipo um RAR mas q só sendo um Jedi pra lembrar dos parâmetros certos pra descompactar. Os programas mais maneiros pra acessar esse tipo de BBS tinham como vc usar um banco de dados de taglines, estilo fórum BB mesmo. Nessa época já lembro ter visto a frase do Bill Gates kkkkkk

          • Cauê
            link
            fedilink
            Português
            35 months ago

            Que massa! Eu fiquei lendo uns artigos aqui da wikipedia também sobre o assunto, essa época ajudou a definir boa parte da cultura da internet né.
            Você chegou a usar a usenet também? Hoje em dia dizem que ela é ótima para pirataria.